ATIVAÇÃO DE BLOQUEIO AUTOMÁTICO POR PENDÊNCIA
Prezados Usuários do sistema Sicon. Em virtude da necessidade de corrigir erros nos lançamentos dos descontos na folha de pagamento, foi ativado nesta data o “BLOQUEIO AUTOMÁTICO DE PENDÊNCIAS”. Tal medida deve-se a grande quantidade de operações pendentes de deferimento e aguardando a baixa de margem.
As operações em andamento, ou seja, as já pendenciadas por algum motivo, poderão dar continuidade normalmente, pois a alteração irá tratar somente de bloqueios temporários até a resolução da pendência aplicada.
Na tela inicial do sistema SICON serão exibidas todas as pendências que estão gerando o bloqueio, e a quantidade de dias em atraso.
VEJA COMO IRÁ FUNCIONAR OS BLOQUEIOS
AGUARDANDO AUTORIZAÇÃO DO SERVIDOR
Rotina automática de cancelamento de pré-reserva ativada (prazo do cancelamento é de 2 dias).
Exemplo: Após o usuário de uma consignatária efetuar a pré-reserva de um determinado servidor, a consignatária terá o prazo de 2 (dois) dias para que o servidor autorize a pré-reserva efetuada. Caso o servidor não autorize a pré-reserva no prazo estipulado, a mesma será automaticamente cancelada e a margem do servidor liberada pelo sistema Sicon, através de uma rotina que será executada todos os dias às 00:00 horas.
AGUARDANDO DEFERIMENTO DE MARGEM
Bloqueio automático de pendência ativado (prazo de bloqueio é de 2 dias).Bloqueio automático de pendência ativado (prazo de bloqueio é de 2 dias).
Exemplo: Após o usuário de uma consignatária efetuar a pré-reserva de um determinado servidor e o mesmo autorizá-la no portal, a proposta ficará aguardando deferimento de margem pelo usuário da consignatária. Caso a reserva da margem não seja deferida pelo usuário da consignatária dentro do prazo estipulado o sistema gera um bloqueio para a realização de novas operações. As reservas pendentes não serão canceladas pelo sistema Sicon, ficarão aguardando o deferimento ou cancelamento das mesmas para o desbloqueio da consignatária.
Importante: Caso a reserva não seja deferida o sistema Sicon não irá gerar as parcelas para o desconto na folha de pagamento do servidor.
AGUARDANDO DEFERIMENTO DE PORTABILIDADE
Bloqueio automático de pendência ativado (prazo de bloqueio é de 2 dias).
Exemplo: Após a consignatária portada efetuar a baixa da margem, o usuário da consignatária que está realizando a portabilidade terá o prazo de 2 (dois) dias para efetuar o deferimento da mesma. Caso o deferimento da portabilidade não seja realizado pelo usuário da consignatária dentro do prazo estipulado, o sistema gera um bloqueio para realização de novas operações.
Importante: Caso a portabilidade não seja deferida, o sistema Sicon não irá gerar as parcelas para o desconto na folha de pagamento do servidor para a consignatária que realizou a portabilidade, mas sim continuará descontando a parcela para a consignatária portada.
AGUARDANDO CONFIRMAÇÃO DE REFINANCIAMENTO
Bloqueio automático de pendência ativado (prazo de bloqueio é de 2 dias).
Exemplo: Após o usuário da consignatária solicitar o refinanciamento da operação já existente no sistema e a mesma for autorizada pelo servidor, a consignatária terá o prazo de 2 (dois) dias para efetuar o deferimento do refinanciamento. Caso o deferimento do refinanciamento não seja realizado pelo usuário da consignatária dentro do prazo estipulado, o sistema gera um bloqueio para realização de novas operações.
Importante: Caso o refinanciamento não seja deferido, o sistema Sicon não irá gerar as novas parcelas e continuará a descontar as parcelas antigas na folha de pagamento do servidor.
AGUARDANDO CONFIRMAÇÃO DE PORTABILIDADE
Bloqueio automático de pendência ativado (prazo de bloqueio é de 10 dias).
Essa pendência ocorre quando o banco está realizando uma portabilidade de outra instituição financeira.
Exemplo: Se o banco “A” fez uma intenção de portabilidade no Sistema Sicon do banco “B” a consignação gera uma pendência de “aguardando autorização do servidor”. Após a devida autorização do servidor, o banco “A” terá o prazo de 10 (dez) dias para concluir a portabilidade.
Lembrando que nessa fase da portabilidade somente o banco “A” poderá confirmar ou cancelar a portabilidade.
Importante: Caso a portabilidade não seja concluída por algum motivo, o banco “A” deverá cancelar a intenção da portabilidade para evitar o bloqueio da consignatária que está realizando a portabilidade.
AGUARDANDO BAIXA DE MARGEM
Bloqueio automático de pendência ativado (prazo de bloqueio é de 2 dias).
Essa é uma pendência que ocorre em consignações portadas de uma instituição financeira para outra ou quitadas diretamente pelo cliente.
Exemplo: Quando aparecer a pendência, “aguardando baixa de margem” na tela inicial do sistema Sicon, a consignatária terá o prazo de 2 (dois) dias para realizar a baixa da margem referente aquela operação.
Importante: Caso a baixa da margem não seja realizada dentro do prazo estipulado a consignatária será bloqueada automaticamente até a regularização da pendência, nesse caso a consignatária não irá conseguir realizar novas operações.
AGUARDANDO LIQUIDAR CONTRATO
Bloqueio automático de pendência ativado (prazo de bloqueio é de 30 dias).
Essa pendência ocorre nos casos de contratos quitados por prazo de forma automática pelo sistema Sicon,
Exemplo: Quando aparecer a pendência “aguardando liquidar contrato” na tela inicial do sistema Sicon a consignatária terá o prazo de 30 (trinta) dias para executar duas ações:
1ª – a quitação imediata da consignação disponibilizando a margem do servidor de forma automática no sistema Sicon.
2ª – a consignatária terá a possibilidade de reaverbar parcelas inadimplentes que foram criticadas por algum motivo e não foram descontados no período do contrato.
Importante: Caso seja efetuada a reaverbação de parcelas, a consignatária deverá entrar em contato com o cliente explicando o motivo da reaverbação, evitando assim reclamações junto ao órgão consignante.
EM CASO DE BLOQUEIO, MAS A CONSIGNATÁRIA NÃO POSSUI PENDÊNCIA
Em caso de bloqueio da consignatária que não aparecer nenhuma pendência no menu inicial do sistema Sicon, pedimos que entre em contato com a nossa equipe de suporte para verificar o que pode estar gerando a bloqueio indevido.
Colocamo-nos a disposição para quaisquer dúvidas.
Atenciosamente:
DEPARTAMENTO DE SUPORTE
E-mail: atendimento@grupofasitec.com.br Telefone Fixo: 79 3024-8282
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