ERP e transformação digital: como acontece?

Share this post

ERP e a transformação digital no mundo moderno acontece por conta da quarta revolução industrial, que conta com a tecnologia da automação de processos. As funcionalidades principais de um software que acompanha a evolução são: centralização de informações, relatórios assertivos, escalabilidade e, claro, automatização.

Gestores e líderes precisam se adaptar a criarem uma estratégia de crescimento empresarial que vise o melhor desenvolvimento da instituição evitando tarefas repetitivas e manuais. Saiba mais no blog sobre o ERP e a transformação digital.

ERP e transformação digital: como acontece?

As ferramentas de transformação digital são chamadas de ERP 4.0, pois integram e padronizam todos os setores empresariais, centralizando as informações em um só lugar e possibilitando a visualização de dados em tempo real. Com isso, as tomadas de decisões são pautadas em informações atualizadas e garantem mais assertividade no planejamento futuro.

Mas quais as diferenças entre o modo de realizar as tarefas antigas para um ERP e a transformação digital? Simples, a nova tecnologia oferece funcionalidades avançadas que se alinham às necessidades atuais da empresa, principalmente porque segmenta o software para cada área do mercado. Assim, fica claro que não é mais a instituição que precisa se adequar ao que o ERP possui, e sim ao contrário.

Antes, os setores, quando não obtinham integração, trabalhavam sozinhos e não contribuíam para a performance e nem para evitar desperdícios de recursos. Hoje, é possível encontrar sincronização entre estoque, comercial, financeiro e outros.

Além disso, os chamados ERPs 4.0 proporcionam o armazenamento de dados em nuvem. Isso quer dizer que a segurança dos dados, assunto tão falado, é aumentada e o acesso a elas pode ser feito a qualquer momento de qualquer dispositivo. Eles contam com big data, inteligência artificial, BI, machine learning e outros componentes que facilitam a  análise de dados.

Com o tempo que sobra da automatização e depois de entender como o ERP e a transformação digital funcionam, os colaboradores podem focar em estratégias para o crescimento da organização, já que o objetivo dessa ferramenta é modificar a cultura e o modelo de negócio.

Fonte: https://ramo.com.br/sistema-de-gestao-empresarial/erp-transformacao-digital/


Fale conosco pelo WhatsApp!
Pular para o conteúdo