Como ter controle de estoque em apenas 5 passos

Share this post

Cuidar de uma empresa não é nada fácil, são vários detalhes que você precisa cuidar e controlar para que ela tenha sucesso e alcance os melhores resultados. Um dos mais importantes e mais difíceis de controlar é o estoque.

Não importa qual o ramo da sua empresa, e-commerce, indústria, loja física, etc. Chegará um momento em que você não conseguirá fazer o controle de estoque apenas de cabeça.

Para pequenos negócios, talvez usar apenas um caderninho de anotações possa funcionar, mas conforme sua empresa cresce, as demandas também. E isso exige um controle maior.

Com isso em mente, preparamos um guia simples de como ter controle de estoque em apenas 5 passos. Confira!

O que é controle de estoque

A primeira coisa que você precisa entender sobre como ter controle de estoque é o que é isso e para que serve. O controle de estoque nada mais é do que o monitoramento de materiais necessários em uma empresa para garantir o bom funcionamento dela.

Desta forma, é feito o controle dos materiais comprados para o armazenamento ou utilização, e os materiais vendidos ou gastos para o funcionamento da empresa.

Como ter controle de estoque

Tenha um espaço organizado 

A primeira coisa a fazer para ter controle de estoque é dedicar um espaço organizado e limpo. Cada mercadoria precisa estar em um local definido conforme os requisitos de armazenamento (temperatura, umidade, circulação de ar, etc.).

Faça o controle constantemente

Acompanhar tudo o que entra e sai da empresa é fundamental para conseguir ter controle de estoque. É muito importante que o controle seja feito constantemente, para que você tenha o máximo de informações.

Defina quem é o responsável por realizar cada uma das tarefas da gestão de estoque, como inventário, fluxo de entrada e saída, organização, etc.

Defina datas e períodos de compra

Outra dica é em relação aos seus fornecedores. Ter bons fornecedores garante que os produtos finais sejam de qualidade e poupa diversos problemas que podem acontecer ao longo da produção.

Além disso, você consegue negociar formas de pagamento e quando eles serão realizados. Controlando o estoque, você pode prever a falta de materiais e comprar com antecedência.

Defina volume mínimo e máximo de produtos

Outra dica relacionada a organização do seu estoque é definir volumes mínimos e máximos de produtos. O valor correto de itens depende do seu mercado, sazonalidade, rotatividade de produtos e profundidade de estoque.

Automatize os processos

A última coisa que você precisa saber sobre como ter controle de estoque é que fazer esse processo de forma manual aumenta as chances de falhas, além de ser uma tarefa que leva tempo.

Por isso, invista em ferramentas de automação que possam agilizar o processo e aumentar o nível de produtividade da empresa.

Fonte: https://ramo.com.br/produtividade-empresarial/como-ter-controle-de-estoque-5-passos/


Fale conosco pelo WhatsApp!
Pular para o conteúdo