Desde janeiro de 2020, o mundo acompanha o desenrolar da pandemia da Covid-19. A infecção atingiu agora quase todas as comunidades do planeta, levando a um estado atual de crise de saúde e incerteza econômica.
O mundo está tentando coletivamente entender o que acontece, e de alguma forma se preparar para o que vem a seguir. O fato é que, devido à interrupção causada pela Covid-19, já experimentamos mais transformação digitais nos últimos meses do que vimos nos últimos 20 anos. Embora muitos trabalhadores e empresas sofram por conta dos decretos obrigando o desligamento e o fechamentos das mesmas, outras áreas de nossa economia estão realmente inovando e/ou crescendo. Essas áreas incluem telecomunicações, internet, empresas de desenvolvimento de softwares, cadeias de suprimentos, produtos farmacêuticos e assistência médica, para citar alguns.
De acordo com a Microsoft, 2 anos de transformação digital são alcançados em 2 meses, pois a Microsoft registrou mais de 200 milhões de participantes das reuniões do Microsoft Team em um único dia, gerando mais de 4,1 bilhões de minutos de reunião. O trabalho remoto é a nova norma que causará a digitalização de múltiplos processos e funções nas organizações. Isso está levando as empresas a investirem em tecnologias estratégicas emergentes para apoiar a força de trabalho, mitigar riscos e reduzir custos operacionais.
Então, por que você deveria embarcar ou continuar em uma jornada de transformação digital? O que é exatamente a transformação digital? Continue aqui comigo, que tentarei descrever e como sua empresa pode se beneficiar com essa transformação digital.
O que é transformação digital?
Transformação digital é um termo que tem sido muito discutido nos últimos anos. Atualmente, isso tem significados variados para cada grupo determinado de pessoas, de acordo com o seu perfil e visão. Iniciar uma estratégia de transformação digital em larga escala é arriscado e muito complexo quando os responsáveis pela mudança de sua organização estão debatendo e buscando o real e imperativo significado para o que seria esta transformação digital. Vamos começar então, definindo o que transformação digital significa hoje. Numa pesquisa online por “O que é transformação digital?” os resultados produzidos são centenas de milhões.
Algumas definições se concentram em modelos comerciais ou operacionais, enquanto outras focam mais no lado tecnológico voltado para área de criação e desenvolvimento. Isso torna desafiador para as organizações definirem o que é a transformação digital e de que forma devem trabalhar.
Acredito que a definição de transformação digital deve ser centrada em torno do objetivo final: oferecer experiências digitais aos clientes e usuários finais, uma forma de tornar suas atividades diárias mais simples. Seja ao efetuar uma compra com um toque na tela, fazendo um depósito em conta deitado no sofá de casa ou registrando impostos em minutos por um celular na palma da mão. A maioria dos setores concentra-se em encontrar clientes onde eles estão, isso pode ser através da web, dispositivos móveis, assistentes digitais, por exemplo. e uma gama infinita de recursos que o mundo digital pode oferecer.
Em seu último relatório sobre Transformação Digital, o Fórum Econômico Mundial disse que; “Para ter sucesso na era digital, as empresas precisarão se tornar empresas digitais, repensando todos os aspectos de seus negócios”.
Com isso em mente, a transformação digital é uma iniciativa centrada no cliente que geralmente requer aprimoramento de práticas, técnicas e também algumas alterações organizacionais para garantir que todo o trabalho seja focado em valor e satisfação do cliente.
Transformar um negócio dessa maneira não é simples e requer uma tremenda quantidade de coragem, liderança e ser visionário. Dentre os elementos principais podemos citar: migração de sistemas locais para nuvens híbridas, modernização de software financeiro e operacional, melhoria da experiência do cliente usando a tecnologia e criação de um ambiente de trabalho mais dinâmico e flexível.
Em resposta ao ‘trabalho em casa’ e outras medidas de bloqueio devido à pandemia do COVID-19, muitas empresas adotaram alguns desses elementos, usando a tecnologia como válvula de escape em meio à necessidade de não parar os seus negócios; esse período de isolamento e afastamento dos clientes consumidores do negócios normais em empresas físicas de atendimento direto do consumidor, pode ser o primeiro passo significativo no caminho da transformação digital.
Muitas empresas já começaram a fazer o seu diferencial no atendimento; elas estão tentando automatizar e otimizar seus processos de negócios levando agilidade, praticidade e comodidade aos clientes através dos serviços digitais. A principal motivação da transformação digital é a oportunidade de obter vantagens competitivas no mercado. e tentar brigar por espaço de uma forma mais igualitária. Passa a ser uma obrigação! A transformação digital proporciona para as empresas, aumento na velocidade e agilidade no atendimento, além de praticidade, reduz os custos operacionais e de mão de obra.É cada vez mais perceptível que sem ela, as empresas podem ficar para trás e perderem espaço para os seus concorrentes.
Como o covid-19 está impulsionando isso?
Estamos no meio de uma crise de saúde pública cuja natureza infecciosa está causando sérias dores econômicas que, segundo todos os indicadores, resultarão em um normal muito novo. Devido escala da mudança e a velocidade com que tudo está acontecendo, as empresas estão enfrentando uma transição única na geração.
Os tempos de crise traz consigo algo interessante que é o ritmo acelerado da inovação. Em questão de semanas, trouxemos as crianças para casa e colocamos praticamente todo o processo de educação de forma online. Esse tipo de mudança estrutural normalmente leva décadas ou, às vezes, gerações para que aconteça. As crises removem ou anulam a resistência natural dos seres humanos á mudanças. e é ai que tudo começa.
O futuro é digital, que sabemos com certeza. A COVID-19 é uma crise que apenas acelerou o que já estava acontecendo. Empresas adeptas ou preparadas para o uso da tecnologia estão acelerando suas transformações digitais. Mesmo as que possuem produtos físicos, estas já se preocupam em implantar ferramentas digitais (não apenas pensando em softwares) mas sim em apoio tecnológico para otimizar os seus negócios com ganho de tempo, valorização de atendimento, preços acessíveis, satisfação do cliente e muitos outros quesitos que podem ser melhorados com o uso da tecnologia. Nem mesmo a melhor equipe do mundo poderá competir com um concorrente digitalmente otimizado e atualizado.
Por que e como você deve embarcar em uma transformação digital?
Passar por uma transformação digital é um processo delicado, porém necessário, pois organizações que não se transformam digitalmente podem ser deixadas para trás.
Ainda não há dados disponíveis para avaliar quanto a crise da COVID-19 está estimulando a transformação digital. Porém, alguns números iniciais de uma pesquisa recente com 137 gerentes de TI da OpsRamp sugerem que a transformação digital é repentinamente a prioridade dos negócios.
A maioria das formas tradicionais de atendimento ao cliente vinham enfraquecendo há muito tempo com o nascimento da era digital, e o que pode ser testemunhado durante este período desafiador, onde o surto da COVID-19 deixou o mundo sem muitas opções do que fazer para atender as necessidades humanas, é de que realmente a tecnologia está prestes a extinguir as formas mais comuns de serviço, trazendo inovações no quesito atendimento e satisfação do cliente.
Com os países fechando fronteiras e restringindo entrada e saída de produtos e pessoas, e com os negócios operando a todo vapor de forma online, a única solução tem sido recorrer aos meios digitais e tecnológicos. Com o avanço da tecnologia e das plataformas digitais que só melhoram e se atualizam a cada dia, as empresas foram obrigadas a trabalhar remotamente e a oferecer aos seus funcionários uma forma diferente de atuar no trabalho. Ao mesmo tempo em os entregadores e os trabalhadores em que o requisito contato físico é obrigatório, estes sofrem e são impactados da pior maneira possível, tendo os empregos colocados em risco.
O principal objetivo de uma transformação digital é melhorar a eficiência e a agilidade dos sistemas existentes. Os dados, transações e outras informações do cliente já são recebidos eletronicamente e um sistema automatizado de classificação e processamento é de longe a melhor maneira de lidar com eles.
Aqui estão alguns dos benefícios de realizar uma transformação digital e como capitalizá-los:
- Processos simplificados: como a mudança organizacional faz parte de uma transformação digital bem-sucedida, você deve se concentrar na racionalização dos processos. Fluxos de trabalho, comunicação e colaboração devem se tornar mais visíveis e sincronizados.
- Experiência do cliente: sua transformação digital deve se concentrar em gerar valor para o cliente. Tente gerar resultados positivos em índices de satisfação ao criar produtos e soluções digitalizados e otimizados para os usuários finais.
- Desempenho: com processos simplificados e uma estratégia focada, aumenta o desempenho. Use dados e feedback para tornar mais fácil para os líderes otimizarem o trabalho e mudar as táticas rapidamente.
- Vantagem competitiva: se as empresas não agirem, os concorrentes avançarão com seus esforços buscando a sua transformação digital. O resultado pode ser perda de participação de mercado e eventual falha. Embora a jornada possa ser longa, desafiadora e cheia de obstáculos, lembre-se de que o custo de não seguir esse caminho supera os riscos de fazê-lo.
- Retornos a longo prazo: A transformação digital pode exigir muito investimento em termos de dinheiro, treinamento da força de trabalho e reformulação dos procedimentos organizacionais existentes, mas uma vez feito tudo isso, os retornos serão a longo prazo.
Conclusão
Entendemos que a crise atual devido à pandemia do COVID-19, está causando um impacto profundo em várias organizações em todo o mundo. No entanto, os investimentos em automação tornam as organizações mais ágeis, e isso por sua vez, permite que elas resistam à tempestade e lidem melhor com a incerteza. Conforme abordado acima, as empresas podem obter mais vantagens da automação, como custos reduzidos, riscos mitigados e aumento significativo da produtividade.
Como podemos te ajudar?
A equipe do Grupo Fasitec, está trabalhando a todo o vapor e tomando os devidos cuidados de segurança nesse momento de epidemia.
Queremos nesse momento ajudar a sua empresa na transformação digital. Sabemos que os investimentos em automação tornam as organizações mais ágeis tornando a sua empresa mais resistente as tempestades e lidando melhor com os cenários de incerteza que vivemos.
Além do mais, as empresas quem tem um sistema de automação implantado em seus negócios, podem obter mais vantagens competitivas, como custos reduzidos, riscos mitigados e aumento significativo da produtividade.
Se o COVID-19 afetou o bom funcionamento de seus principais processos críticos, a equipe do Grupo Fasitec estará à sua disposição para permitir a automação desses processos e tornar os processos mais fáceis e cômodos para sua empresa.
Deseja obter mais informações sobre as soluções do Grupo Fasitec? Fale com nossos especialistas!