A Quase Imperceptível Evolução da Tecnologia no Dia a Dia…

Que a tecnologia faz parte do nosso dia a dia, disso não há o que negar. Mas há tecnologias que estão tão presentes que não notamos a sua presença de tão acostumados que estamos a ela. Se pararmos para analisar alguma dessas tecnologias, podemos começar com a própria energia elétrica que só é perceptível quando há a sua ausência, mas enquanto ela está presente, parece tão normal quanto respirar. Você já ou viu alguém surpreso com a presença da energia elétrica? Algo do tipo: “Olha, há energia…”? Talvez o mais fácil seja: “A energia acabou! E agora?”.

É claro que as outras tecnologias que citarei a partir daqui, dependem do fornecimento de energia elétrica para funcionar. À medida que o mundo avança, alguns itens do dia a dia que surgiram com o avanço da tecnologia vão se tornando essenciais. Tão fundamentais que as gerações atuais não têm ideia de como era, por exemplo, não ter acesso a internet, não ter um smartphone ou até mesmo não usar o caixa eletrônico. Você já se deu conta de como seria um dia sem acesso à internet? E uma semana? Não vou nem aumentar essa conta. Apenas pare e pense um pouco em tudo que é movido por essas duas tecnologias: a energia elétrica e a internet.

Meus filhos, por exemplo, já confundem algumas tecnologias. Quando a energia cai, eles com seus smartphones são os primeiros a anunciar: “Estamos sem internet?!?”. Não perceberam, por tanto, que o que faltou foi a energia, já que seus dispositivos móveis ainda continuam carregados. Isso, para se ter uma ideia de que a internet para eles está são essencial quando a energia elétrica. Seria como ter um computador hoje em dia sem acesso à internet.

Algumas tecnologias simplesmente evoluem. Aparecem, por exemplo, como novas formas de consumir alguns conteúdos. No meu tempo (me sinto até velho falando assim), tínhamos o disco de vinil. A minha filha mais velha, quando viu um quando tinha seus 12 anos de idade sorriu para mim e me perguntou: “Nossa pai, que cedezão é esse?”. Hoje em dia, é muito raro alguém ouvir música comumente em um CD. Até mesmo os carros atuais não estão vindo mais com um tocador de CD. Outro exemplo? Qual foi a última vez que você foi a uma locadora para escolher os filmes do final de semana? Para meus filhos mais novos, a forma de consumir música ou mesmo assistir um filme está bem diferente. Não entendem, por exemplo, que era obrigatória a compra de um álbum de uma banda ou de um cantor por causa de algumas músicas. Para eles, atualmente com 12 e 14 anos, a música sempre esteve ali, disponível em seus smartphones bastando para ouvi-la ter acesso à internet. E melhor! Agora, não só ouvem. Eles assistem o seu cantor cantar, dançar, a letra da música e muito mais. São incontáveis os serviços de música e vídeo via streaming: Spotify, Amazon Music, Deezer, Youtube, Prime Video, Netflix, dentre outros. Então, por conta do que a geração atual carrega em seus bolsos, eles mal sabem o que significa autoreverse, discman, “rebombinar antes de devolver” o filme, esperar um dia específico e uma hora específica para assistir àquela série ou filme favorito.

Não vou nem falar de air bags ou freios ABS, ítens obrigatórios nos carros fabricados atualmente!

E nem adianta dizer que não acompanhou os avanços da tecnologia, você que se acha “velho”. Ou você nunca usou uma máquina de lavar roupas? Nunca viu uma porta automática? Ou mesmo nunca usou o GPS do celular para localizar algo? Ou até mesmo não pagou uma conta ou transferiu dinheiro sem a necessidade de ir à uma agência?

E quanto a seu filho? Seu sobrinho ? Que tecnologias ele faz uso hoje que você não teve acesso quando tinha a idade dele?

E olha que o que foi falado aqui, foi só uma percepção bastante sucinta do que está realmente acontecendo com o mundo! Não foi falado de alguns termos novos que não existiam há um tempo atrás como: inteligência artificial, computação na nuvem, big data, internet das coisas ou mesmo software de gestão integrada. E por falar em software de gestão, como anda a sua empresa? Ainda faz as coisas anotando com papel e caneta? Ou mesmo faz um mal uso de tecnologias que poderiam facilitar o seu dia a dia?

Lembre-se! A tecnologia é um facilitador. Não é para ser complicada! Não é para atrapalhar! Se isso estiver acontecendo com você ou com a sua empresa, você pode estar precisando da nossa ajuda! Tenha uma gestão eficiente! Teremos prazer em lhe atender.


繁體中文EnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsEspañol